Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

AVELEDA - LOUSADA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
«AVELEDA - LOUSADA - PORTO - PORTUGAL»
Aveleda é uma pequena freguesia Portuguesa, do Concelho de Lousada, Distrito do Porto.
Pontos de interesse que merecem uma visita. Se quer conhecer minuciosamente a Rota do Românico, encontra aqui a Igreja de S. Salvador de Aveleda, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, que não está referenciada apesar de ainda ser da época, e a Ponte de Vilela, também com traços do Românico. Mas para conhecer mais a fundo a História desta Freguesia de Aveleda, veja já a seguir tudo aquilo que interessa saber e conhecer. Portal AuToCaRaVaNiStA - Sempre Consigo.



HISTÓRIA:

IGREJA DE S. SALVADOR DE AVELEDA:

CPF Portugal veja no nosso site

As primeiras referências à Igreja do Salvador de Aveleda surgem em 1177, quando Vela Rodrigues doa ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa os bens que possuía em Lousada, herdados de seu pai, Rodrigo Viegas, e dos seus avós, Egas Moniz e Teresa Afonso. O orago da Igreja consta em documento de 1218, bem como nas Inquirições de 1258.



O edifício atual, apesar destas referências, não é tão antigo, tendo sido alvo de reformas na Época Moderna, conservando apenas a nave e a fachada ocidental de características românicas.


A Igreja do Salvador de Aveleda é, deste modo, uma construção românica tardia, cujo interior foi objeto de uma campanha decorativa no decorrer do século XVIII.



CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO:


A Capela de Nossa Senhora do Rosário e respetivo Cruzeiro, formam um conjunto de meados do século XVII. Atualmente festeja-se aqui o Santo Amaro a 9 de agosto, que era o patrono de uma outra Capela dedicada a este Santo, entretanto demolida por volta de 1932, sendo tranferido para esta Capela.


PONTE MEDIEVAL DE VILELA:


Considerando as características técnicas e construtivas, a Ponte de Vilela deverá datar dos séculos XVII-XVIII, sendo certo que já existia em 1758, pois é referenciada nas Memórias Paroquiais. A Ponte é utilizada para assegurar a travessia do rio Sousa entre os lugares de Vilela, de Vilar de Nuste e de Cartão.



Fonte: www.rotadoromanico.com

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes