Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MEINEDO - LOUSADA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Meinedo é uma Freguesia Portuguesa, que fica localizado no Concelho de Lousada, Distrito do Porto.
Destaque para a Igreja de Santa Maria de Meinedo da Rota do Românico, uma pequena Igreja restaurada, construida no inicio do Sec. XIV. Destaque também para a Ponte Medieval de Espiundo, pensa-se que do Sec. XVIII, situada igualmente na Freguesia de Meinedo, Concelho de Lousada. Para estacionar a AC em Lousada melhor local no parque da cidade, junto às Piscinas Municipais.



Para provar a melhor gastronomia de Lousada, aconselhamos os Restaurantes "Pecados da Vila" Junto ao Pelourinho, ou o "Pitarisca a cerca de 5 kms do centro da cidade, mais propriamente na Senhora Aparecida. Se gosta de saborear um bom cabrito assado em forno de lenha, este é o local ideal, reconhecido a nível Nacional.

No centro Histórico tem mais opções e até mais econômicas.

Esta é uma das especialidades do Pecados da Vila - Louzada




HISTÓRIA:

A Igreja de Santa Maria de Meinedo, apesar de ser desconhecida a data da sua fundação, deverá ter sido erigida entre o final do século XIII e o início do século XIV, embora o templo perpetue esquemas decorativos e soluções construtivas que seguem os modelos românicos. 



Apesar desta datação tardia, o prestígio da Igreja é muito grande, uma vez que Meinedo foi sede de um Bispado no século VI. Meinedo é identificado com o topónimo “Magnetum”, no Paroquial Suévico, por A. de Almeida Fernandes, citado por Marcelo Mendes Pinto, aqui radicando uma Paroécia em 572, cuja sede se terá transferido, posteriormente, para Portucale, já que o seu bispo compareceu ao terceiro Concílio de Toledo, em 589, e nesta data já não aparecer nenhuma referência a “Magnetum”.


Desta época até ao século XIII, quando é sagrada a Igreja, como a conhecemos atualmente, pouco se sabe do desenvolvimento deste sítio, embora as escavações arqueológicas, realizadas em 1991, tenham revelado uma estrutura absidal circular pertencente a um primitivo templo pré-românico.
Igreja de Meinedo, pela estrada N320.

Coordenadas Geográficas: N 41° 14' 54.789" / W 8° 15' 26.908"



PONTE DE ESPIUNDO:

A Ponte de Espindo, na Freguesia de Meinedo, assegura a ligação sobre o rio Sousa entre os lugares de Bustelo e Boim, não deverá ser anterior a meados do século XVIII uma vez que, ao contrário da Ponte de Vilela, não é mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758.


Fonte: www.rotadoromanico.com

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes