Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

RECRIAÇÃO HISTÓRICA II - BEATIFICAÇÃO DE STª MAFALDA - AROUCA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Visão das celas da clausura


BEATIFICAÇÃO:
A Recriação Histórica II, que damos aqui destaque através de fotos e videos, realizados em 2017, é uma recriação fiel dos acontecimentos reais da época, em que múltiplos personagens encarnam na perfeição o papel que foi efetivamente executado aquando da beatificação da Rainha Santa. Veja a nossa reportagem seguinte a III Recriação Histórica - As invasões Francesas.


HISTÓRIA DA BEATA D. MAFALDA:


Beata Mafalda de Portugal Amarante, 1 maio 1200 - 1257. Filha de D. Sancho I - Ordem de Cister. Fundadora do Mosteiro de Santa Maria de Arouca. Beatificação pelo papa Pio VI em 1793. Mosteiro de Santa Maria de Arouca. Mosteiro de Santa Mafalda. Portugal.



Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
Carta de doação de dois casais na vila de Melareses feita pela Abadessa D. Maior Martins e pelo Mosteiro de Arouca a Pelágio Gonçalves, por vontade da rainha D. Mafalda. 1251-05-15. Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, gav. 3, mç. 3, n.º 39.
Inquirições de testemunhas e traslados de documentos respeitantes à beatificação e canonização de D. Mafalda, filha de D. Sancho I. 1675 – 1694. Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, liv. 209.



Processo apostólico na causa da beatificação e canonização de D. Mafalda, rainha de Castela, filha de D. Sancho I, rei de Portugal e religiosa no Mosteiro de Arouca, da Ordem de Cister. Mitra Episcopal de Lamego, liv. 64, e 65.1195 - Nascimento de D.Mafalda, filha de D.Sancho I. 1210 - D.Sancho I dá-lhe em testamento o Mosteiro de Bouças e de Arouca. 1211 - Morte D.Sancho I e sucede-lhe Afonso II que tenta despossar suas irmãs dos bens legados. 1215 - Casamento de D. Mafalda com Henrique I de Castela. 1217 - Recolhe-se no Mosteiro de Arouca após a anulação do seu casamento por laços proximos de consanguinidade. 1256 - Morre em Tuias. 1616 - Abertura do tumulo onde se encontra o corpo incorrupto. 1793 - Beatificação da Rainha Santa Mafalda, Por Pio VI. 


Existem muitas lendas, e contos sobre a Rainha Santa Mafalda, a qual não chegou a ser canonizada.
Traslados de documentos respeitantes à canonização de D. Mafalda, filha de D. Sancho I e de D. Joana, filha de D. Afonso V. 1757. Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, liv. 210.

Fonte: Torre do Tombo


Área de Serviço para Autocaravanas e Parque de estac. e Pernoita de Arouca:
GPS N 40º55'33" W 08º15'01"

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes