Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO AuToCaRaVaNiStA

          SECÇÃO: 

MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO AuToCaRaVaNiStA


Grupo AuToCaRaVaNiStA Português



O MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO AUTOCARAVANISTA, É UMA SECÇÃO DO 
PORTAL AuToCaRaVaNiStA - GRUPO AuToCaRaVaNiStA PORTUGUÊS, 
DE FORMATO INTERVENTIVO A FAVOR DO INTERESSE AUTOCARAVANISTA, DENTRO DE UMA LÓGICA SUSTENTÁVEL, LÓGICO, E LEGAL.


MARÇO 2017:
NOTA IMPORTANTE: Esta página está inativa, por motivos de desinteresse por parte da administração, e sobretudo por termos concluído que não temos condições para vencermos esta luta inglória da defesa do autocaravanismo, muito por culpa dos autocaravanistas Estrangeiros, mas também de muitos Portugueses, que não respeitam os regulamentos legais da prática sustentável de um autocaravanismo defensável. O outro fator que nos desmotivou, é a falta de camaradagem e companheirismo, com desrespeito e desconsideração por parte de alguns dirigentes institucionais ligados ao autocaravanismo, que contraria uma das suas regras base. Lembram-se do cumprimento usual e de boas práticas dos autocaravanistas na estrada quando se cruzam? Pois!  Isso na prática é uma utopia. Não há colaboração nem respeito por parte dos principais responsáveis institucionais, e isso reflete-se na globalidade do autocaravanismo nacional. Existe demasiada rivalidade, inveja, e hipocrisia, que é exatamente o oposto do que seria recomendável para um autocaravanismo saudável. É a realidade! 
Continuaremos sim a comentar e a publicar, mas sem intervir oficiosamente na defesa do autocaravanismo como vinhamos vindo a fazer desde o inicio. Continuaremos a cumprir as nossas responsabilidades com as entidades institucionais com os Encontros que promovemos, mas mesmo neste ponto faremos apenas os serviços mínimos para a organização destes eventos. É pena que assim seja, mas é a resposta possível à atual condição do autocaravanismo nacional que consideramos podre. Bons passeios, boas viagens, e sejam felizes.

Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
GRANDES EVENTOS - GRANDES MOMENTOS

INTERVENÇÕES  E  OPINIÕES:

OPINIÃO:

VEJA A DISCUSSÃO DOS ASSUNTOS NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK CLICK AQUI:


NOVOS DADOS SOBRE O ESTACIONAMENTO DE AUTOCARAVANAS, VERSÃO DADA PELO COMANDO E OPERAÇÕES DA GNR. Versão 2017
(enviado para o Mov. Interv. AuToCaRaVaNiStA, pelo companheiro Luís Rodrigues)
 Complemento a um outro ofìcio, click na foto. ...

De: GNR_CO_DO_DTSR
Data: 27-01-2017 12:10:01
Para: carlosnuno34@gmail.com


Assunto: RE: Autocaravanas
Exmo Sr. Carlos Nuno,
Acusamos a receção do pedido de esclarecimento que nos foi dirigido, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção, encarregando-me o Exmo Diretor de Operações de informar o seguinte:




1- Não existe, em Portugal, legislação específica sobre a paragem e estacionamento de autocaravanas. Quanto a esta matéria as autocaravanas estão sujeitas às mesmas regras aplicáveis aos demais veículos, consagradas no Código da Estrada, quer quanto aos locais de estacionamento, quer quanto à eventual obrigação de pagamento de taxa de estacionamento, quer quanto ao tempo máximo de estacionamento ininterrupto;
2- Também não existe em Portugal norma legal que proíba a pernoita no interior de veículos estacionados, isto é, desde que os veículos se encontrem estacionados em lugar público em conformidade com a lei, as pessoas - proprietárias dos veículos ou por estas autorizadas - podem pernoitar no seu interior - acordadas ou a dormir - sem que as autoridades públicas as possam impedir ou importunar por esse facto;
3- Em alguns municípios existem parques de estacionamento destinados exclusivamente a autocaravanas. Em nosso entender, não violam quaisquer normas legais, desde que os condutores de autocaravanas não fiquem confinados a esses espaços para estacionamento;
4- As áreas de serviço destinadas exclusivamente ao estacionamento e pernoita de autocaravanas, previstas no artigo 29º da Portaria nº 1320/2008, de 17 de Novembro, têm um período de permanência ininterrupta limitado ao máximo de 72 horas;
Temos conhecimento que existem municípios que, para além de possuírem espaços destinados exclusivamente ao estacionamento e pernoita de autocaravanas, proíbem o estacionamento e pernoita de autocaravanas noutros locais em que o estacionamento e pernoita é permitido aos demais veículos, ao que parece através de posturas municipais, nuns casos, e através de mera sinalização, noutros casos. Esta sinalização proibitiva do estacionamento e pernoita de autocaravanas, não se conformando com as disposições do Regulamento de Sinalização de Trânsito, é ilegal.
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Gomes
Major
Direção de Operações / Operations Directorate
Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária / Road and Traffic Safety Division
+351 213217000
E-mail: gomes.pso@gnr.pt ...

INTERVENCIONAMOS NOS PROBLEMAS, E DAMOS AS RESPOSTAS:


Em Espanha para se estacionar uma autocaravana, ou um comum ligeiro, (nas mesmas condições), num Grande Centro Urbano, ou numa Praia bastante concorrida, e até ficar com o melhor lugar do parqueamento, é muito fácil, paga nestas máquinas (ver fotos) uma fração, ou pura e simplesmente ignora, e espera que a fiscalização por lá passe, (e passa mesmo) e deixe um aviso de denúncia, que consiste num pagamento máximo da taxa de 4€00, e que dá até ao final do dia que é taxado até ás 20H00. Depois desta hora é gratuito, pelo que não é problema ficar para passear à noite, e pernoitar gratuitamente. No dia seguinte, se desejar continuar por ali, processa exatamente o mesmo método. Um bom conceito dos Ayuntamientos (Câmaras) que faturam bem, e sem discriminações do tipo de veículo, desde que ocupe apenas o seu espaço de estacionamento. Quanto à manutenção das autocaravanas, estão bem servidos, e com serviço gratuito. Neste campo não tivemos qualquer problema por onde quer que fossemos. Um conceito a adotar pelos municípios do litoral, principalmente aqueles que são mais requisitados pelos Turistas itinerantes de todos os Países que nos visitam, e também pelos Nacionais. A solução é fácil, trabalha praticamente sozinha apenas com uma fiscalização que é bem paga pelas máquinas. Click nas fotos para fazer zoom.


ÍLHAVO:

ESTA NOTÍCIA HÁ MUITO TEMPO QUE ERA PREVISÍVEL !
Preocupação no Concelho de Ílhavo pela presença "sem regra" de auto-caravanas em locais não autorizados para uma presença prolongada e a Câmara de Ílhavo admite que não sabe o que fazer para disciplinar o uso do estacionamento na área da meia-laranja na Praia da Barra.
O parqueamento está a ser feito de forma prolongada, em locais onde só é possível o estacionamento por tempo limitado, em área "não preparada para a presença de longa duração". Francisco Oliveira, cidadão de Ílhavo, foi à reunião da Câmara de Ílhavo levantar o problema e pedir uma intervenção mais decidida às autoridades. (com áudio)
Fernando Caçoilo, líder autárquico, admite que não sabe como resolver a questão uma vez que o uso do estacionamento na Meia Laranja, na Barra, "não respeita as regras". Apela à GNR para que possa fazer cumprir a Lei. "É evidente que há por parte dos caravanistas um abuso, nesta terra. Não é fácil resolver o problema. Ajudem-me a resolver o problema. Qual é a solução?", questionou o autarca. (OUÇAM O AUDIO NA ORIGEM)

ALTURA:


Começa a ser difícil a defesa do autocaravanismo nestes moldes, em que uns respeitam, e outros estão a borrifar-se para as regras de ouro do autocaravanismo. Antes deste período de sazonalidade, alertávamos para o cumprimento das regras básicas de comportamentos, e todos nós sabemos que ainda há muitos prevaricadores, que, ou não sabem, ou não querem saber! Assim é difícil lutar por reivindicações a favor de um um autocaravanismo saudável, e sustentável. Já tínhamos dado aqui feed-back, de que a C.M. de Monte Gordo estaria a intervencionar um parque de autocaravanas em Altura, aliás já havia projeto, espero que o projeto prossiga a sua conclusão a favor de um autocaravanismo com regras legais, e que se apliquem as respetivas leis a quem as não respeitar.
Basta só isto, e sem mais demagogias.


Os proprietários de vivendas dizem que há falta de fiscalização e que a "ocupação" é ilegal.
PUBLICO.PT

FARO:

Mais uma proibição sazonal para a coleção!
Não esqueçam de levantar a proibição no resto do ano, em que nem as moscas por aí andam!
Sr. Presidente da C.M. DE FARO - TURISMO NÃO É SÓ HOTELARIA!
ACTUALISE-SE SENHOR PRESIDENTE.
Veja aqui no nosso Portal como promovemos Portugal além fronteiras na WEB.
VEJA AQUI AS NOSSAS SOLUÇÕES. FALE COM QUEM SABE DESTA TEMÁTICA !
Depois vêm os invisuais do Turismo e tratam o turismo com medidas discricionárias!
ASSIM NÃO SENHORES AUTARCAS!


Muitos se têm perguntado se o novo parque de estacionamento exterior da Praia de Faro, que abriu ontem, servirá para parquear autocaravanas, criando assim…
POSTAL.PT

SINES:

O autocaravanismo descontrolado tem os dias contados nas falésias de Sines
Noticia JN


O Movimento de Intervenção AuToCaRaVaNiStA não é um Movimento Fundamentalista, que defende tudo e a qualquer preço. Defendemos e damos luta, quando as proibições, tal qual como na Nazaré, proíbe a possibilidade de um autocaravanista estacionar na cidade, para poder almoçar, jantar, ou fazer umas simples compras. Defendemos nestes casos no mínimo, o estabelecimento de um horário de 24 ou 48H00 de limite. Tudo o resto que passe por abusos, e outras ilegalidades, o Movimento não será interveniente. Nestes casos (Porto Covo, S. Torpes, Peniche) casos já muito antigos de abusos e permanência, principalmente nas falésias, o Movimento de Intervenção acha que os Municípios correspondentes têm alguma razão em intervencionar alguma ordem. Repetimos que este Movimento não é Fundamentalista, rege-se pela lógica, e pelo direito, de igual forma com os outros veículos ligeiros.
Respeitar para ser respeitado, deve ser uma regra primordial a cumprir, a começar pelos próprios autocaravanistas.

FRASES A RETER DO DOCUMENTO:
(...O autocaravanismo descontrolado tem os dias contados nas falésias de Sines...) (...campismo com recurso a autocaravanas, uma prática que é visível ao longo de toda a costa portuguesa e também em Sines...) (...assumindo não pretender “eliminar a presença de turistas que se desloquem em autocaravanas no município de Sines”. Apenas pretende “disciplinar” a sua prática...)

Para já o Movimento de Intervenção AuToCaRaVaNiStA, nada tem a obstar, sem saber exatamente o que dará na prática a implementação deste regulamento.
P´lo coordenador - jbmendes


NAZARÉ:

INTERVENÇÃO 

PROIBIÇÃO DE PARAR E ESTACIONAR AUTOCARAVANAS NA NAZARÉ

Click na foto para aumentar


O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, através da sua secção do Movimento de Intervenção, enviou este E-mail de protesto enviado ao cuidado do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Nazaré - 
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro


CÂMARA MUNICIPAL DA NAZARÉ

Rua Av. Vieira Guimarães
2450 Nazaré
E-mails
Pres. - Geral@cm-nazare.pt:
Vice Pres. - Manuel.sequeira@cm-nazare.pt
Ordenam. Transito. - anibal.freire@cm-nazare.pt


...
NOTICIA:
Câmara Municipal da Nazaré
29 DE JULHO DE 2015
Facebook Google Plus Twitter


Entrou hoje em vigor a medida de proibição de paragem e estacionamento de caravanas e autocaravanas dentro da área urbana, implementada no âmbito do Código da Estrada e de uma alteração do Regulamento de Trânsito e Estacionamento de Veículos na Nazaré. Estes veículos deixarão, assim, de poder parar e estacionar em vias ou parques de estacionamento existentes próximos da praia, que, ao longo dos últimos anos, se têm tornado nos locais habituais do caravanismo. Com o intuito de regular a prática das atividades do caravanismo, bem como a sua paragem e estacionamento, proporcionando, em simultâneo, as melhores condições de estada na Nazaré, a Câmara Municipal sugere, em alternativa, aos caravanistas que recorram a locais devidamente infraestruturados para dar resposta às suas necessidades…





O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, já enviou E-mail direcionado a todo o executivo da C.M. da Nazaré.

Nesta altura há muitos companheiros em férias, penso que a maioria esteja já fora, no entanto vamos repetir incessantemente o envio de E-mails e cartas para a C.M. da Nazaré. Até Setembro vamos inundar a caixa de E-mails da C.M. e enviar o mais possivel cartas via ctt, para dar mais visibilidade e força ao protesto. Todos juntos seremos mais fortes.

À CONVERSA COM O EX.MO SR. PRESIDENTE DA C.M. DA NAZARÉ :
WALTER MANUEL CAVALEIRO CHICHARRO.

Porque achamos que a conversa tida com o Sr. Presidente da C.M. da Nazaré, Sr. Walter Manuel Cavaleiro CHICHARRO, não tem nada de privado, ou sigiloso, transcrevemos aqui na integra, a conversa entretanto tida aos 7 DE AGOSTO, para tentar esclarecer o equivoco da proibição de paragem e estacionamento do veículo ligeiro autocaravana, na zona do comércio e restauração, ou seja no perímetro de acessibilidade razoável para uma boa mobilidade dos autocaravanistas em geral. Não queremos mais direitos, mas sim direitos iguais. No fundo o que está aqui em causa, é uma descriminação negativa ao veiculo ligeiro Autocaravana. Para o restante da argumentação do edil da C.M. da Nazaré, existe legislação legal para resolver as situações que refere como muito graves, e imputadas aos autocaravanistas, tal qual como serve para todos os veículos de uma maneira geral. Faça-se cumprir a lei, apenas e só, e resolvem-se todos os problemas naturalmente.

CITAÇÕES


Jb Mendes
Aconselho a que veja a nossa Base de Dados de Áreas de Serviço para Autocaravanas, no mesmo link, espalhadas um pouco por todo o País, para ter a noção de que são muitos os autarcas com visão para esta vertente de Turismo itinerante, a crescer por toda a Europa. A Nazaré com esta atitude, arrisca-se a perder uma importante  fatia do Turismo. Turismo não é só hotelaria.

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 17:59
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
obrigado

Jb Mendes
07-08-2015 18:09
Jb Mendes
Bastava um pequeno investimento de cerca de 600€ em materiais para executar uma Área de Serviço. Bastava um pequeno espaço, para parqueamento de cerca de 10 autocaravanas para instalar na Nazaré um equipamento destinado a este segmento de turismo itinerante, e tinha resolvido a questão de uma forma diplomática. Uma inauguração de uma pequena infraestrutura de baixo custo, colocaria o seu nome numa placa para a eternidade. Pequenas grandes coisas podem ser feitas com inteligência. Foi pena Sr. Presidente.

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:14
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
a única razão que me leva a responder-lhe é a sua elevação no contacto
ainda que me pareça que me está a chamar de burro neste último parágrafo
talvez lhe pudesse enviar as fotos de sanitários partidos
aquando do roubo
leu bem
roubo de água
praticado por caravanistas e autocaravanistas
nas casas de banho do mercado
adicionalmente poderia enviar lhe fotos
do estado em que caravanistas e autocaravanistas
deixam habitualmente o espaço do estacionamento do porto de abrigo
poderia dizer lhe também que espaços temos
não serão os que os Srs querem
isto é
na primeira linha da marginal

Jb Mendes
07-08-2015 18:17
Jb Mendes
Relativamente à primeira observação...

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:17
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
adicionalmente poderia falar dos estragos e maus comportamentos de caravanistas e autocaravanistas
em espaço público
poderia falar da exigência de lei

Jb Mendes
07-08-2015 18:17
Jb Mendes
Acredito que existam autocaravanistas que se portam mal

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:17
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
que diz que têm de pernoitar em espaços preparados para vos receber
existem 2 na Nazaré
poderia ainda referir que curiosamente
avançámos no início de mandato com um parque estacionamento limitado a 1 dia
ao lado do parque estacionamento da vila
que tem área de recolha de água fresca
mas não tem área de recolha de águas residuais
e que fazer essa obra custaria uma fortuna que não temos
poderia ainda dizer-lhe que a câmara não pretende concorrer com privados nesse negócio de recepção de caravanas
mas que tem apresentado o projecto welkin parks
plataforma de caravanismo
a um conjunto de privados com terrenos para isso,
mas não o farei
porque os Srs caravanistas e autocaravanistas
pelo menos alguns
optam pelo ataque bárbaro
deselegante
mal educado
e arrogante

Jb Mendes
07-08-2015 18:21
Jb Mendes
Dá-me licença de responder Sr. Presidente?

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:21
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
por último dir-lhe-ei que a Nazaré continua cheia de caravanas e auto caravanas por estes dias
portanto boas tardes e passe bem
agradeço a sua cortesia e forma educada de se apresentar e dirimir argumentos
estou a ser sincero
não irónico

Jb Mendes
07-08-2015 18:22
Jb Mendes
posso conversar um pouco? Tenho que dizer algumas verdades!

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:22
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
já agora estão 20 autocaravanas no parque do estádio

Jb Mendes
07-08-2015 18:23
Jb Mendes
Esses não têm facebooks e não devem saber das novas regras

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:23
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
não os estou a importunar já agora,
e não o irei fazer

Jb Mendes
07-08-2015 18:24
Jb Mendes
Mas deixe-me dizer-lhe que no autocaravanismo como em tudo na vida há aqueles que se portam devidamente e outros que nem por isso!
Para isso existem regras a cumprir,
faça-as cumprir, mas não dessa forma radical de proibir a paragem e o estacionamento
eu posso estar de passagem pela Nazaré e precisar de almoçar ou jantar, e mesmo por uma questão de segurança em viagem, parar um pouco, não acho de bom tom alguém me proibir de tal prática! Tem que concordar comigo Sr. Presidente

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:27
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
sabemos bem que não é isso que está em causa
mas sim a paragem por largas horas e dias

Jb Mendes
07-08-2015 18:28
Jb Mendes
Que condicione por 24 horas ou 48 horas é justo.
Nas placas não é isso que diz Sr, Presidente!
Então terá que mudar a informação!
Agora fiquei à toa! Isso é mesmo assim?

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:30
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
o quê?

Jb Mendes
07-08-2015 18:30
Jb Mendes
Assim já fico com outra impressão sobre o assunto!

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:31
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
isso é mesmo assim o quê?

Jb Mendes
07-08-2015 18:31
Jb Mendes
Que a proibição não é de paragem e estacionamento, mas sim com limitação de tempo!

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:31

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
que os seus colegas ficam dias a fio parados em pleno centro?
oiça
não tenho a certeza absoluta das premissas da proibição
o pelouro não é meu
mas como em tudo na vida
o meio termo e o bom senso deviam imperar
e da vossa parte não imperam
lavatórios partidos

Jb Mendes
07-08-2015 18:32
Jb Mendes
Não somos todos iguais

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:32
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
torneiras partidas
constantemente
roubo de água...
pois não!
e como deve a câmara municipal diferenciar-vos?

Jb Mendes
07-08-2015 18:33
Jb Mendes
Mas serão os autocaravanistas?!
A policia não faz nada!

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:33
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
que faria se os seus munícipes levantassem um pé de vento porque a zona do porto de abrigo tem nas rochas próximas ao lugar onde ficam as caravanas
restos de comida espalhada
que o espaço esteja imundo!

Jb Mendes
07-08-2015 18:33
Jb Mendes
Isso é um caso de falta de civismo!

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:34
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
e que a única coisa que se vejam lá sejam 20/30/40

Jb Mendes
07-08-2015 18:34
Jb Mendes
Essa parte não acredito Sr. Presidente!

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:34
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
caravanas e autocaravanas
portuguesas e estrangeiras.
olhe se não acredita então não vale a pena continuarmos a falar!
acredite que tentaremos melhorar
obrigado

Jb Mendes
07-08-2015 18:35
Jb Mendes
Vocês têm aí vendedores ambulantes, ciganos marroquinos etc.
Esses é que não têm condições de higiene

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:35
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
como queira

Jb Mendes
07-08-2015 18:35
Jb Mendes
gostaria de lhe mostrar uma autocaravana

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:35
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
esses não desculpam as vossas atitudes,
volto a reiterar

Jb Mendes
07-08-2015 18:36
Jb Mendes
Gostaria de lhe explicar que tem uma imagem errada da situação

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
07-08-2015 18:36
Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
tentaremos melhorar,
peço desculpa,
mas tenho uma enormidade de papel para assinar.

Jb Mendes
07-08-2015 18:37
Jb Mendes
Estou à sua disposição para lhe dar todas as explicações
que achar necessárias
e dar~lhe a conhecer melhor a realidade do autocaravanismo
com tudo o que tem de bom e também o que tem de mal,
mas acredite, são muito mais as coisas boas a aproveitar.
Pena não ter tempo para que eu pudesse in-loco elucida-lo melhor sobre este tema.
Acredito que ficaria com uma impressão bem melhor.
Veja essa questão da proibição! se é temporal ou permanente, e depois diga-me alguma coisa P.F. 
Agradeço a gentileza e o tempo que perdeu aqui comigo. Abraço
Jb Mendes
07-08-2015 18:41
Jb Mendes
www.autocaravanista.pt

FIM DE CITAÇÕES.



Só transcrevemos o conteúdo do texto desta conversa privada, pela certeza de que não violamos nenhum sigilo, ou conteúdo que não possa ser tornado público, até pela informação aos autocaravanistas em geral, para saberem o porquê deste embróglio, que tentaremos com subtileza inverter a nosso favor num futuro que desejamos próximo.