Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

RECRIAÇÃO HISTÓRICA I - MOSTEIRO DE STª MAFALDA - AROUCA




Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

1ª PARTE VIDA MONÁSTICA:::
Introdução em direto no local para FB
ASA Arouca com parque de merendas
A Recriação das vivencias, da clausura, e da envolvencia monástica com a população de Arouca à volta do seu Mosteiro, é sem dúvida um grande evento que envolve não só o município, como os seus munícipes em torno desta realística recriação histórica. A recriação vai desde a transladação das reliquias fisicas da Rainha Santa Mafalda, como também as invasões francesas, ou a tentativa falhada, para tomarem de assalto o Mosteiro e o território de Arouca. UM GRANDE EVENTO NACIONAL. Veja a reportagem.


HISTÓRIA DO MOSTEIRO:

Segundo a documentação existente, o antigo mosteiro de S. Pedro data do séc. X. No ano de 1210 o Mosteiro de Arouca é legado a D. Mafalda, por seu pai, D. Sancho I, Rei de Portugal. No entanto, o início do seu padroado ocorre apenas em 1217 ou mesmo 1220. Embora nos seus primórdios a regra adoptada no Mosteiro tenha sido a da Ordem de S. Bento, no início do séc. XII viria a ser adoptada a da Ordem de Cister, que se manteria até aos finais do séc. XIX.



Mosteiro de Santa Mafalda:

ORDEM DE CISTER:

Nos sécs. XV e XVI foram realizadas diversas obras de reconstrução e ampliação do Mosteiro, datando o imponente edifício, tal como vemos hoje, dos sécs. XVII e XVIII.



Claustros do Mosteiro:

Os espaços mais notáveis de todo o conjunto são a Igreja, o Coro das Freiras, os Claustros, o Refeitório e a Cozinha. Merece referência especial o magnífico Museu de Arte Sacra que nele se alberga - um dos melhores, no seu género, em toda a Península Ibérica -, no qual, para além de múltiplos objectos de culto, paramentos, peças de mobiliário, manuscritos litúrgicos, se podem encontrar peças raríssimas nas artes da escultura, pintura, tapeçaria, ourivesaria, etc.

O Mosteiro de Arouca foi classificado como Monumento Nacional pelo decreto de 16-06-1910. Z.E.P., D.G. 2.ª Série, n.º 164 de 15-07-1960. Está sob a responsabilidade do Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico.

Área de Serviço para Autocaravanas e Parque de estac. e Pernoita de Arouca:
GPS N 40º55'33" W 08º15'01"

Portal AuToCaRaVaNiStA 
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português 
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes